Mas vale ressaltar que um profissional Front precisa desenvolver mais suas habilidades de Design, apesar de não montar as páginas em ferramentas de imagem, como faz o designer. O conhecimento de usabilidade e experiência do usuário também faz diferença em sua atuação. Desse modo, https://jornaldiadia.com.br/curso-de-desenvolvimento-web-voce-preparado-para-o-mercado-de-trabalho/ os conceitos que trabalhamos aqui — de front, back e mobile — se tornam valiosos. Com o crescimento da nuvem, cada vez mais recursos e aplicativos são oferecidos nesse paradigma, o que requer a criação de sistemas modernos com os conceitos inovadores de desenvolvimento web.
- Pessoas que cuidam do produto e do UX Design também conseguem melhorar em suas funções ao incorporar conceitos e conhecimentos de front-end.
- É o cérebro da operação, cuidando do processamento de dados, da lógica de negócios e da interação com o banco de dados.
- O NoSQL tem potencial escalável verticalmente, minimizando a necessidade de máquinas com a mais alta performance.
Desenvolvedores de front-end se concentram sobretudo nos fluxos de trabalho de validação e autenticação de usuários. A segurança do front-end se concentra nos componentes voltados para o usuário. Isso inclui formulários de entrada, scripts do lado do cliente e a experiência do usuário em fluxos de trabalho de segurança, como autenticação. No front-end, um navegador ou aplicativo cliente armazena dados em cache como uma imagem de cabeçalho na primeira vez em que o usuário os acessa. Na próxima vez que acessarem o mesmo conteúdo, o front-end carregará os arquivos em cache para melhorar o desempenho.
Áreas de atuação back-end
Como vimos, a pessoa desenvolvedora pode trabalhar especificamente com front-end ou com back-end. Existe também um tipo de desenvolvimento focado em dispositivos móveis, que é relevante sobretudo para as pessoas que lidam com front-end. É uma linguagem poderosa e fácil de aprender que permite manipular banco de dados e validar informações com eficiência. Um bom exemplo de como o back-end funciona na prática é o login em uma rede social. Enquanto o front se preocupa com a interface em que as pessoas digitam informações, o back-end faz a validação dos dados e uma conexão com o banco de dados para tentar autenticar o login. Se o que foi digitado combina com o que está salvo no banco, o login é autorizado.
Digamos ainda que front-end é a parte do site que os usuários podem ver e interagir, como a interface gráfica do usuário (GUI) e a linha de comando, incluindo o design, menus de navegação, textos, imagens, vídeos etc. Python é uma linguagem de programação que permite trabalhar rapidamente e integrar sistemas com mais eficiência. CSS é uma linguagem de design simples com a intenção de simplificar o processo de tornar as páginas da web mais apresentáveis. O hipertexto define o link entre as páginas da web e a linguagem de marcação é usada para definir a documentação de texto dentro da tag que define a estrutura das páginas da web. Ele é usado para projetar a parte do front-end de páginas da web com sua linguagem de marcação e hipertexto.
A Awari é a melhor plataforma para aprender sobre programação no Brasil.
Desenvolva sistemas, APIs e aplicações web escaláveis e flexíveis com JavaScript e Node.js, aprendendo como utilizar bancos de dados SQL e NoSQL, implementar testes unitários, além de adotar boas práticas e design patterns em código. O desenvolvedor web front-end é responsável pela distribuição de todos os elementos gráficos na tela. Portanto, é como se ele realizasse um trabalho de design gráfico, mas utilizando códigos de programação. Um desenvolvedor Front-End é responsável por pensar sobre a estrutura, a estética e a usabilidade da página, utilizando elementos visuais para guiar o usuário pelas diferentes funções e oferecer uma experiência valiosa. Para isso, ele trabalhará ao lado de Web Designers, UI e UX Designers, além de outros membros da equipe de tecnologia. Tanto front-end quanto back-end são dois termos bem conhecidos, por mais que algumas pessoas não saibam o que eles significam e, muito menos, a diferença que existe entre eles.
Em uma definição geral, o desenvolvimento mobile cuida da criação de produtos e aplicativos para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Como a dinâmica deles é diferente da que temos com os computadores de mesa tradicionais, é necessária uma área bootcamp de programação de estudos específica, na qual muitas pessoas têm se aventurado. Afinal, segundo o DataReportal para abril de 2021, temos 67,1% da população mundial conectada em smartphones. Por essa razão, vamos navegar um pouco no universo do desenvolvimento mobile.
Front-end e back-end: o que é e suas diferenças
Depois comece a trabalhar com formulários HTML e introduza alguma linguagem back-end como PHP ou Ruby. Na verdade muita gente consegue ganhar dinheiro com projetos próprios sabendo pouca coisa dos dois lados. No back-end você vai precisar ter uma boa noção de infraestrutura e entender de segurança para não ter o sistema facilmente hackeado ou liberar informações indesejadas. Já no front-end, você vai ser um profissional medíocre se não dominar algum framework e não tiver uma boa noção de UI e UX. Sendo as linguagens de programação back-end executadas pelo servidor, elas precisam ser hospedadas neste servidor, para que se mantenham disponíveis para serem servidas.
Além desses dois setores, existe outro profissional que faz parte dos times de desenvolvimento chamado de Full Stack. Ele é uma espécie de curinga, pode atuar tanto em Front-End quanto Back-End. As ferramentas mais populares para esse profissional são HTML, CSS e Javascript, além de frameworks e bibliotecas. A seguir, explicamos com mais detalhes cada um desses setores, suas respectivas funções e as diferenças entre ambos.